[pesquisa]
Travessia Jetarkte:
viajar, construir, aprender
Puerto Edén, Chile
2020
Monografia produzida para o curso Arquitetura, Educação e Sociedade, uma Pós-Graduação Lato Sensu oferecida pela Faculade de Arquitetura Escola da Cidade, São Paulo, Brasil.
Paisagem dos canais patagônicos chilenos, vista desde a proa da embarcação Crux
Australis. Operado pela empresa Tabsa, o ferryboat de cerca de 70 metros de
comprimento foi construído em 2008 no estaleiro chileno Asenav Valdivia. Sua
passagem por Puerto Edén está inserida na linha regular Puerto Natales – Caleta
Yungay, cuja ida e retorno tardam cerca de uma semana.
Em janeiro de 2020 realizei uma viagem com professores e estudantes da Escuela de Arquitectura y Diseño (e.[ad]) da Pontifícia Universidad Católica de Valparaíso, Chile. Composto por cerca de 20 pessoas, o grupo se deslocou até Puerto Edén, um vilarejo de aproximadamente 80 habitantes localizado na zona alagada da patagônia chilena. Durante 15 dias nos dedicamos à construção de um refúgio para pesquisadores, edificação que será parte de um futuro complexo étnico-científico, projeto desenvolvido através de uma parceria entre a universidade e a comunidade indígena local. A viagem se insere no contexto das Travesías (Travessias, em português), como são chamadas as viagens pedagógicas da e.[ad]. A atividade remonta uma viagem realizada na década de 1960 pelos fundadores da Escola, um grupo de arquitetos, artistas, escritores e poetas que cruzaram de sul a norte o interior do continente sul-americano, realizando ações poéticas nas comunidades visitadas. Incorporadas ao plano pedagógico da Escola a partir da década de 1980, as Travesías atualmente são vinculadas aos ateliês de projeto e são realizadas anualmente para distintas partes do continente. Sua finalidade é oferecer um gesto poético às comunidades que recebem os grupos – uma ação, uma escultura, um edifício ou até mesmo um barco. No entanto, para além desse objetivo final, o processo também é parte fundamental da atividade: entende-se o planejamento da viagem, o deslocamento e o intercâmbio com a comunidade como componentes de aprendizado.
A partir desta experiência produzi uma monografia para o curso Arquitetura, Educação e Sociedade, uma Pós-Graduação Lato Sensu oferecida pela Escola da Cidade (São Paulo) que concluí em 2021. O trabalho oferece uma apresentação da proposta pedagógica da e.[ad] e um relato da viagem, ambos permeados por uma leitura crítica. Entre os meus objetivos da esteve o de oferecer documentação e reflexões sobre pedagogias experimentais no ensino de arquitetura, em especial as que fazem fronteira com o campo das artes.
Para baixar a monografia , clique aqui