top of page
  • Instagram
HC_01_plebe_pb.jpg

[bio]

Helena Cavalheiro é arquiteta e atua na interseção entre arte, arquitetura e cultura urbana. Divide sua vida e trabalho entre São Paulo (Brasil) e Berlim (Alemanha), onde desenvolve investigações e práticas que exploram as relações entre esses campos. Atualmente, é doutoranda em Arquitetura e Urbanismo na FAU USP (São Paulo, Brasil). Em 2021, com o apoio da agência DAAD (Deutscher Akademischer Austauschdienst), e em 2024, com o apoio da agência CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), desenvolveu em Berlim (Alemanha) parte de sua pesquisa Arquitetura Ordinária: Aprendendo com o Existente, tema de sua investigação acadêmica atual. Como ensaísta, contribui com artigos sobre cultura contemporânea para publicações como a revista SeLect (Brasil) e o portal Artishock (Chile). Entre outras atividades docentes, entre 2019 e 2022, lecionou na Faculdade de Arquitetura Escola da Cidade (São Paulo, Brasil), tanto em disciplinas de projeto quanto de pesquisa. Desde 2011 tem ainda se destacado como arquiteta de exposições e instalações, colaborando com importantes instituições de arte no Brasil e no exterior, incluindo a Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul (Porto Alegre, Brasil), a Fundação Bienal de São Paulo, Sesc SP, Museu de Arte de São Paulo (MASP), Instituto Moreira Salles (São Paulo, Brasil), El Museo del Barrio (Nova Iorque, EUA) e daadgalerie (Berlim, Alemanha).

[contato]

mail@helenacavalheiro.com

+55 11 96317 1577
+49 155 1049272

[CV]

formação

desde 2022 . Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo na Universidade de São Paulo. Área de concentração Projeto, Espaço e Cultura. Orientador Prof. Dr. Guilherme Teixeira Wisnik.

2021 . Especialização Lato Sensu em Arquitetura, Educação e Sociedade na Associação Escola da Cidade, São Paulo, Brasil. Carga horária 360 horas. 

2019 . Mestrado em Arquitetura e Urbanismo na Universidade de São Paulo. Área de concentração Projeto, Espaço e Cultura. Título do trabalho: A forma ambígua: diálogos entre arte, cidade e o ‘público’ no Brasil. Orientador Prof. Dr. Agnaldo Farias. 

2011 . Formação complementar em teoria da arte: Arte pós-2ª Guerra: de Pollock à Arte Conceitual. Da Arte Conceitual ao Pós-Modernismo; Teoria da Arte: arte e vida na cidade. Arena: formação teórica nas áreas das artes e humanidades. Com Maria Helena Bernardes. Porto Alegre, Brasil. 150h.

2008 . Graduação em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil. Trabalho de conclusão: Manifesto Mauá: uma costura urbana no centro de Porto Alegre. Orientador: Prof. Dr. Benamy Turkienicz. Trabalho indicado ao Prêmio Opera Prima 2009. 

arquitetura de exposições

 

2024 . Arquiteta responsável. Projeto expográfico de La Trienal: Flowing States. Curadoria de Rodrigo Moura , Susanna V. Temkin e Maria Elena Ortiz. El Museo del Barrio. Nova Iorque, Estados Unidos.

2024 . Arquiteta responsável em associação com Eduardo Saorin . Projeto expográfico de Karim Aïnouz: BLAST! . daadgalerie, Berlim, Alemanha

2024 . Arquiteta responsável. Projeto expográfico de Amalia Mesa-Bains: Archaeology of Memory. Organização de Susanna V. Temkin,  Chloë Courtney, Marica e Jan Vilcek. El Museo del Barrio. Nova Iorque, Estados Unidos.

2024 . Arquiteta responsável. Projeto expográfico de Cuerpo: Carlos Martiel. Curadoria de Rodrigo Moura e Susanna V. Temkin. El Museo del Barrio. Nova Iorque, Estados Unidos.

2023 . Arquiteta responsável . Projeto para a instalação Hy Brazil, de Daniel Jablonski. Malta Biennale 2024, Malta.

 

2023 . Arquiteta responsável. Projeto expográfico de Something Beautiful: Reframing la Colección. Curadoria de Rodrigo Moura, Susanna Temkin e Lee Sessions.  El Museo del Barrio. Nova Iorque, Estados Unidos.

2022. Arquiteta responsável. Projeto expográfico de Giselle Beiguelman: Botannica Tirannica. Curadoria de Ilana Feldman. Museu Judaico de São Paulo. São Paulo, Brasil.

2022 . Arquiteta responsável. Projeto expográfico de Domesticanxs. Curadoria de Susanna Temkin. El Museo del Barrio. Nova Iorque, Estados Unidos. 

2022 . Concepção. Projeto expográfico de Daido Moriyama: uma retrospectiva. Curadoria de Thyago Nogueira. Instituto Moreira Salles. São Paulo, Brasil. Desenvolvimento Isa Gebara.

2022 . Arquiteta responsável. Projeto expográfico de Rafael Montañez Ortiz: a Contextual Retrospective. Curadoria de Rodrigo Moura e Julieta González. El Museo del Barrio. Nova Iorque, Estados Unidos. 

2021-2022 . Arquiteta responsável. Projeto expográfico de Lotus Lobo: fabricação própria. Curadoria de Marcelo Drummond. Sesc Pompéia, São Paulo e Sesc Ribeirão Preto, Brasil.

2021 . Arquiteta responsável. Projeto expográfico de Noa Eshkol: corpo coletivo. Curadoria de Marília Loureiro. Csa do Povo em associação com 34ª Bienal de São Paulo. São Paulo, Brasil. 

2020 . Arquiteta responsável em associação com Juliana Ziebell. Projeto expográfico de Farsa: língua, fratura ficção. Com curadoria de Marta Mestre e Pollyana Quintella. Sesc Pompéia. São Paulo, Brasil. 

2019 . Produtora Executiva das instalações site-specific integrantes da 12ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo. Curadoria de Charlotte Malterre-Barthes, Vanessa Grossman e Ciro Miguel. Sesc 24 de Maio, São Paulo, Brasil. 

2018-19 . Arquiteta responsável. Projeto expográfico de Claudia Andujar: a luta Yanomami. Curadoria de Thyago Nogueira. Instituto Moreira Salles, São Paulo e Rio de Janeiro, Brasil.

2018-19 . Arquiteta responsável. Projeto expográfico de Palermo: Letizia Bataglia. Curadoria de Paolo Falcone. Instituto Moreira Salles, São Paulo e Rio de Janeiro, Brasil.

2018 . Arquiteta responsável. Projeto expográfico de Seydou Keïta. Curadoria de Samuel Tital e Jacques Lenhardt. Instituto Moreira Salles, São Paulo e Rio de Janeiro, Brasil.

2017 . Concepção (em associação com Carolina Tonetti e Tuca Vieira) e projeto expográfico. Cumbica: Fotografias de Tuca Vieira. Casa do Povo , São Paulo, Brasil.

2017 . Arquiteta responsável pelos projetos expográficos da 11ª Bienal de Arquitetura de São Paulo. Curadoria de Marcos Rosa. São Paulo, Brasil.

2016-2012 . Arquiteta associada do Metro Arquitetos. Participação nos processos de projeto e gestão do estúdio. Arquiteta coordenadora de diversos projetos, entre eles: (2015-16) Projetos arquitetônicos e expográficos para o MASP - Museu de Arte de São Paulo, direção artística de Adriano Pedrosa; (2015) coordenação do projeto Casa Triângulo, São Paulo; (2015) projeto expográfico de Terra Comunal + MAI: Marina Abramovic, curadoria de Marina Abramovic e Jochen Volz, Sesc Pompéia, São Paulo, Brasil; (2015) design da exposição A cor americana: William Eggleston, com curadoria de Thyago Nogueira, Instituto Moreira Salles, Rio de Janeiro; (2014) projeto expográfico de Cidade Gráfica, curadoria de Elaine Ramos, Celso Longo e Daniel Trench, Itaú Cultural, São Paulo; (2014) concepção e planejamento estratégico do projeto urbanístico Centro Aberto, São Paulo; (2013) coordenação do projeto Edifício Ciências Fundamentais da Educação, São José dos Campos, Brasil; (2012-13) projeto expográfico  da 30ª Bienal de Arte de São Paulo e suas itinerâncias, curadoria de Luis Pérez-Oramas, André Severo e Tobias Mayer, Pavilhão Ciccillo Matarazzo, São Paulo, Brasil.

2011 . Arquiteta responsável em associação com Eduardo Saorin pelo projeto expográfico da 8ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul. Curadoria de José Roca e outros. Porto Alegre, Brasil.

experiência didática 

docência 

2019-2022 . Professora universitária na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Associação Escola da Cidade. Entre as atividades desenvolvidas, destacam-se: professora coordenadora da disciplina eletiva Arquitetura ordinária: aprendendo com o existente (2021); professora colaboradora na disciplina eletiva semestral Arquitetura de exposições: conhecimento e prática. Com Profº Alvaro Razuk (2020 e 2021); professora assistente no Estúdio Vertical, atelier interdisciplinar de projeto que congrega todos os alunos de graduação da Faculdade (2019-2020).

2021 . Professora coordenadora do curso livre Espaço público, espaço crítico: práticas artísticas na fronteira entre a instituição e a cidade. Centro de Pesquisa e Formação Sesc, São Paulo, Brasil. 12h.

Desde 2020 . Professora coordenadora do curso de formação Projeto expográfico: do plano à prática. Platô Studio, São Paulo, Brasil. 36h. 

2017 . Estágio docente - PAE – Programa de Aperfeiçoamento de Ensino USP. Acompanhamento da disciplina AUH28043 Introdução à Arte e Arquitetura II, ministrada pelo Prof. Dr. Guilherme Teixeira Wisnik, do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto.

orientação de trabalhos e participação em bancas

2021 . Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação. Estudante Valentina Kacelnik. Título do trabalho: Todos os caminhos levam para casa (crônicas). Associação Escola da Cidade, São Paulo.

2021 . Convidada externa em bancas do Estúdio Vertical. Grupos 09, 18, 21 e 23. Escola da Cidade, São Paulo. 

2021 . Convidada externa em banca de Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação. Estudante Teresa Vicini Lodi. FAU Mackenzie, São Paulo. 

2020 . Convidada externa em banca de Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação. Estudantes  Alexandra da Silva Roque e Bianca Silveira Stecanela. FAU Ritter dos Reis, Porto Alegre.

2019 . Convidada externa em banca de Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação. Estudantes Maria Victoria Rugde Leite  e Eduardo Faria Cordeiro. FAU Mackenzie, São Paulo. 

2019 . Coordenação de workshop pedagógico para desenvolvimento da instalação São Paulo: diálogos e limites, realizada em conjunto com Marcella Arruda, Alexandre Benoit e alunos da Associação Escola da Cidade , na XXI Bienal de Arquitetura e Urbanismo, Santiago, Chile. Curadoria de Paula Monroy e outros.

publicações

textos em jornais e revistas

2023 . Héctor Zamora: As circunstâncias. Artishock: revista de arte contemporáneo, Santiago do Chile, 20 mar. 2024.

2022 . Berlín, punto cero: notas de un reconocimiento. Ensaio. Revista Acto & Forma. Editada pela Escuela de Arquitectura y diseño de la Pontifícia Universidad Católica de Valparaíso. Valparaíso, Chile.

2020 . Perfil: Francis Kéré. Select: arte e cultura contemporânea, São Paulo, v. 47, p. 52-59, 01 jun. 2020.

2018 . Héctor Zamora cuestiona los sistemas de poder, clase y raza en Brasil. Artishock: revista de arte contemporáneo, Santiago do Chile, 28 set. 2018. 

2017 . Sedução em escala monumental. Ensaio sobre o Templo de Salomão e a IURD, com fotografias de Tuca Vieira. Select: arte e cultura contemporânea, São Paulo, , v. 35, p. 68 - 73, 01 jun. 2017. 

2015 . Do outro lado do muro: perguntas ao Cais Mauá de Todos. Jornal Nossa Voz, São Paulo, 28 fev. 2015.

trabalhos completos apresentados e publicados em congressos

2022 . Berlín 2021: um estado mental. Vídeo. 3er Seminario Internacional de Etnografía y Arquitectura. Universidad de las Americas. Santiago, Chile.

2019 . Viver o precário: Hélio Oiticica e a ‘virada pública’ de sua arte. In: 2º Simpósio Internacional de Relações Sistêmicas da Arte: Arte Além da Arte, 2019, São Paulo. 

2017 . O uso do espaço e do tempo nos limites entre a cidade e a instituição de arte - o caso do projeto Bar las Divas, de Hector Zamora. In: VIII Jornadas Arte y Ciudad / Universidad Complutense de Madrid, 2017, Madrid. 

2017 . Debater a cidade: obras de Hector Zamora. In: III Seminário de Estética e Crítica de Arte: As artes entre a urgência e a inoperância, 2017, São Paulo. 

editoração

 

2020. CAVALHEIRO, H.; UCHOA, L. (Org.) ; IWAMIZU, S. (Org.) ; FANUCCHI, F. (Org.) . Ainda o direito à cidade?. 1. ed. São Paulo: Editora da Cidade, 2020. 240p . (coordenação editorial catálogo Estúdio Vertical)

prêmios e bolsas de pesquisa

 

2024 . Bolsa de pesquisa Doutorado Sanduíche no Exterior, concedida pela agência de fomento CAPES, pelo programa PRINT. Estadia de pesquisa de 6 meses na cidade de Berlin, Alemanha, vinculada ao Instituto de Arquitetura da TU Berlin (Technische Universität Berlin).

2021 . Bolsa nomeada Estadia de pesquisa na Alemanha para professores universitários de artes e arquitetura, oferecida pela agência de fomento alemã DAAD (Deutscher Akademischer Austauschdienst), com o projeto “Ordinary Architecture: Learning from the Existing”. Estadia de 90 dias para pesquisa de campo e interlocução pedagógica com a equipe do Prof. Dr. Rainer Hehl. Instituto de Arquitetura da TU Berlin (Technische Universität Berlin). 

2015 . Prêmio APCA - Associação Paulista de Críticos de Arte. Categoria Patrimônio Cultural em Arquitetura e Urbanismo. Recuperação do MASP – Museu de Arte de São Paulo. Em associação com Metro Arquitetos.

2012 . Prêmio APCA - Associação dos Críticos de Arte de São Paulo. Categoria Fronteiras da Arquitetura. Projeto de exposição da Trigésima Bienal de Arte de São Paulo. Em associação com Metro Arquitetos.

2006 . Prêmio CAIXA IAB - Caixa Econômica Federal e Instituto de Arquitetos do Brasil. Categoria Habitação Social. Em associação com Ana Claudia Vettoretti, Cristina Gondim, Gabriel Gondim, Janaina Kalsing, Fabio Zimbres e Antônio Jose Alvares de Abreu.

participação em eventos 

 

2021 Palestrante . 6ª Semana de Arquitetura, promovida pelo Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Senac. Abril de 2021.

2020 Palestrante . Viajar, construir, aprender: um abrigo Kawésqar e uma escola Yanomami. Seminário de Cultura Contemporânea, Escola da Cidade, curadoria de Guilherme Wisnik. Com Thiago Benucci. 

2019 Integrante de comissão científica . 21° Congresso Brasileiro de Arquitetura. Instituto de Arquitetos do Brasil - Depto. Rio Grande do Sul.

2019 . Palestrante. Quem não luta está morto: aprendendo sobre arte pública, política e cidadania na ocupação 9 de julho. XXI Bienal de Arquitetura e Urbanismo, Santiago do Chile. Curadoria de Paula Monroy e outros. 

2019 . Exposição. Autocrítica. Trabalho apresentado na exposição coletiva O que não é floresta é prisão política, sediada na Galeria Reocupa. Ocupação 9 de julho, São Paulo, SP.

2017 . Participante da oficina Ocupar, resistir e construir: autogestão habitacional na reabilitação de edifícios vazios na área central. XVII ENANPUR. São Paulo. 

2016 . Organizadora de debate. Cidades Transversais. Com Ludmilla Costek, Danilo Hideki e Florencia Ferrari. Feira Plana, São Paulo. 

2016 . Integrante de mesa de debate. Seminário descolonização cultural promovido pelo Ministério da Cultura dentro do programa Cultura e Pensamento, na 61ª Feira do Livro de Porto Alegre. Porto Alegre. 2015

participação em projetos de pesquisa 

 

2020 . Participante do projeto Janelas Desobedientes, pesquisa realizada em conjunto com alunos da disciplina Arte e Design de Interface em Escala Urbana no Programa de Pós-Graduação em Design na FAUUSP. Coordenação geral Profª Drª Giselle Beiguelman.

2019 . Pesquisadora. Integrante projeto Estudio 9 de Julho, grupo de professores e estudantes da Associação Escola da Cidade responsável pela pesquisa de conteúdo da exposição MSTC: Moradia como prática de cidadania, realizada Bienal de Arquitetura de Chicago de 2019. Coordenação geral Ana Carolina Tonetti e Luis Felipe Abbud. São Paulo, SP.

2018-2019 . Participação dos projetos Galeria Reocupa e Cozinha da Ocupação 9 de Julho, dois projetos artísticos existentes na Ocupação 9 de julho, espaço que combina habitação social com um conjunto de atividades culturais abertas à comunidade. São Paulo, Brasil.

2017 e 2018 . Coordenadora do workshop Cadernos de Campo: a cidade sem imagem, dois exercícios coletivos de deriva às cegas no espaço urbano.

Realizados em parceria com a Casa Plana e o Espaço Cultural Porto Seguro. São Paulo, Brasil. 16 de agosto de 2017 e 21 de maio de 2018.

2004 – 2006 . Bolsista Iniciação científica. Projeto Função Ampliada, Flexibilidade e Contextualização. Orientador: Prof. Dr. Benamy Turkienicz. Faculdade de Arquitetura – UFRGS. Porto Alegre – RS

helena cavalheiro . arte e arquitetura, fronteiras fluidas . ©2024

bottom of page